O Patinho Dorminhoco

Era uma vez, três patinhos muitos amigos.
Eles estavam no palheiro, na Quinta da tranquilidade.
Quando o galo cantava, começava a agitação, na pequena quinta.
Os dois patinhos madrugadores, levantavam – se e dirigiam – se para o lago. Já os dois patinhos
brincavam na água, e … lá longe, vinha aflito o patinho dorminhoco.
– Olá, cão! Tu viste os meus irmãos?
– Foram para o lago, respondeu o cão.
– Olá. Gatinho! Tu viste os meus irmãos?
– Foram para o lago, respondeu o gato.
Sempre a correr, o patinho continuou a percorrer o caminho do lago.
– Olá, amigo caracol! Tu viste os meus irmãos?
– Olá, patinho, os teus irmãos estão a brincar no lago, respondeu o caracol.
Chegando ao lago.
– Olá, irmãos, vão brincar?
– Olá, nós vamos para o ninho, estamos cansados.
E, lá ficava o patinho dorminhoco na água, sozinho.
Ele lamentava o seu atraso, mas a sua preguiça em nada, o alegrava.
– Esperem por mim, também, eu vou para a toca da palha, quero descansar com vocês.
E, lá vão os três patinhos cansados, em fila para o ninho dormir.

 

Autoria de Alda Pereira

 

 

 

Deixe uma Resposta

